Twitter facebook Lattes CNPQ



Queiloplastia

Desenvolvimento anormal

A reparação do lábio leporino e da fenda palatina é um tipo de cirurgia plástica para corrigir o desenvolvimento anormal, visando restaurar a função e deixar a aparência mais próxima do normal.

 

Lábio leporino e fenda palatina estão entre as malformações congênitas mais comuns que afetam as crianças. A formação incompleta do lábio superior (fissura) ou do teto da boca (palato) pode ocorrer individualmente ou em conjunto. As condições podem variar em termos de gravidade, podendo incluir um ou ambos os lados da face.
A fenda, ou separação do lábio superior e/ou o céu da boca, ocorre muito precocemente no desenvolvimento do feto. Durante o desenvolvimento fetal, alguns componentes do lábio superior e do céu da boca não se formam normalmente. A maioria das fendas pode ser reparada através de técnicas especializadas de cirurgia plástica, melhorando a capacidade da criança de comer, falar, ouvir e respirar.


A hora de operar dependerá das circunstâncias individuais de seu filho. A reparação do lábio leporino é realizada quando a criança tem, pelo menos, 10 semanas de idade, 4,5kg de peso e hemoglobina (ou contagem de sangue) de pelo menos 10. Reparos da fenda palatina, geralmente, são feitos quando a criança é um pouco mais velha, de 9 a 18 meses de idade. A reparação da fissura pode ser postergada de forma a tratar outras patologias que podem por em risco a vida, tais como patologias cardíacas ou pulmonares.

 

 



Dra. Thaís Helena Antoniete Fernandes ®2014 – Rua Mato grosso, 306 – Sala 515 - Higienópolis – Sao Paulo - SP - Cep: 01239-040
Tel.: (+ 55 11) 3159 - 3990 / Cel.: (+ 55 11) 99790 - 6699

Desenvolvido por |

Free Web Hosting